O Método Suzuki

A Filosofia Suzuki

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Educação Cç[assica do Talento

A Filosofia Suzuki é o pilar do Método Suzuki, baseada no conceito de que toda criança é capaz de aprender, aprofunda o pensar sobre a construção do carater através do aprendizado de um instrumento musical. O desenvolvimento de um bom músico está diretamente relacionado à formação integral do ser humano. O que não existe no ambiente não pode ser nutrido em uma criança. O talento deve ser educado ele não é inato. O futuro de cada criança está nas mãos de seus pais. O cráter e a educação para as virtudes é anterior a qualquer outra habilidade.

 

Suzuki percebeu que toda criança fala japonês com fluência aos 5 ou 6 anos de idade e dependendo da região onde foi educada há sotaque específico, então o método da Lingua Materna seria o melhor método de ensino. Para aprender um instrumento musical no Método Suzuki, a criança ouve um repertório pré definido durante sua rotina diária. A escuta é passiva, o repertório faz parte do ambiente da criança assim como os bebês escutam pessoas falando a sua volta por cerca de 18 meses antes de pronunciar as primeiras palavras. Tão logo seja possível se dá início ao processo de tocar o repertório no instrumento musical escolhido pelos pais (falar as primeiras palavras), a medida que a criança avança na técnica e no repertório que já está internalizado, as notas musicais vão fluindo naturalmente assim como seu vocabulário. A leitura e a escrita só acontecem quando a criança já dominou os princípios de fala (tocar). Este é o modo de aprendizado mais antigo que existe.

 

Suzuki introduziu ao Método da Língua Materna a construção do caráter: um coração virtuoso, respeito pelos mestres (pais e professores), pelo instrumento musical e pelos colegas, empatia e cordialidade são alguns dos traços trabalhados durante o aprendizado de um instrumento musical.

Dizia ainda que pessoas de bom coração têm um som muito belo. É a sensibilidade humana aflorada e externada através da música.

 

Para que uma criança desenvolva determinado talento é necessário que haja condições favoráveis no ambiente para que este talento seja desenvolvido.

 

"Suponha que Mozart tenha sido entregue a
meus cuidados logo após seu nascimento. E suponha,
ainda, que ao invés de ter a influência de seu pai, um
músico maravilhoso, Mozart me ouviu colocar para ele uma
canção de ninar desafinada de um disco velho e amassado
quando ele chorava. Então, se Mozart escutasse uma
gravação desafinada todos os dias e crescesse nesse
ambiente, Mozart internalizaria a falta de afinação e
desenvolveria um ouvido desafinado.
Até Mozart tinha a possibilidade de desenvolver um
ouvido desafinado dependendo de como fosse criado. Não
é questão de ter talento musical inato, mas de internalizar
os talentos do ambiente vivo ao redor."

Trecho extraído do livro Ability Development from Age Zero de Shinichi Suzuki. Tradução Livre.

 

Sendo assim, devemos proporcionar um ambiente rico musicalmente e nas demais áreas que almejamos serem desenvolvidas. Criar este ambiente de forma positiva depende dos adultos que cercam cada criança. Se as crianças são frutos de seu ambiente, o talento não é inato. Quando falamos que uma criança nasceu com um dom, dizemos isto geralmente aos 5 anos de idade, quando ela já recebeu educação por um tempo, mas ninguém ousa proferir esta afirmação diante de um bebê.

 

"Desenvolva uma habilidade a partir de algo que a
criança já consegue fazer, e essa habilidade irá promover a
felicidade de fazer algo melhor e melhor. Uma quantidade
ilimitada de habilidade pode se desenvolver quando os pais
e a criança estão se divertindo juntos. Isso é simples, mas
frequentemente negligenciado."

 

Suzuki acreditava que toda criaça crescerá de maneira explêndida, só dependendo da maneira como forem educadas. Acreditava ainda que pais e filhos devem crescer juntos olhando para o futuro.

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