O Método Suzuki

O que é o Método Suzuki?

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O conceito de aprendizagem natural da língua materna diz respeito primeiramente a aprender a ouvir, depois a falar e por último a ler e escrever. Transpondo para a linguagem musical, reconhecemos os signos musicais através da escuta, logo depois, tocamos um instrumento e por último lemos e escrevemos partituras.

 

Apesar de o Método Suzuki ter sido desenvolvido para ensinar crianças, é amplamente utilizado com adultos de todas as idades e todos conseguem bons resultados e boas performances. Os professores são capacitados para trabalhar com diferentes faixas etárias, independentemente do instrumento musical escolhido.

 

Quando o trabalho é feito com crianças, pensamos inicialmente em um triângulo equilátero, onde em cada vértice estão aluno, pais e professor, respectivamente, desempenhando papéis de suma importância. A medida que o tempo transcorre e a criança se desenvolve dentro dos objetivos propostos, a participação dos pais diminui, afirmando assim a independência e responsabilidade de cada aluno ao aprender a estudar sozinho.

 

O Método Suzuki conta com material próprio, livro e repertório, para cada instrumento musical. Os cursos de instrumentos oferecidos são: violão, violino, violoncelo, contrabaixo, viola, piano, flauta doce, flauta transvesal, bandolim, voz, trompete, trombone, trompa, órgão, harpa e a modalidade de musicalização infantil.

 

Cada professor tem capacitação específica no Método Suzuki para seu instrumento. Não se podem considerar professores Suzuki, pessoas que utilizem apenas os livros e que não estejam regisrados na Associação Suzuki das Américas https://suzukiassociation.org/

Veja mais em Capacitação de professores https://www.metodosuzukisjc.com.br/capacitacao-de-professores

 

VANTAGENS DA ESCUTA INICIAL

"Podemos ter adiado o aprendizado da música por muito tempo, que a prontidão é muito mal compreendida e que novas evidências agora reunidas podem modificar radicalmente nossos conceitos de aprendizado da música na criança. Em uma década, pode ser possível relatar resultados de pesquisas que mudar nossa abordagem do estudo do comportamento da aprendizagem musical de maneira tão dramática quanto E. Thayer Gaston e seus colegas relataram mais de quatro décadas atrás. A experiência musical ao longo da vida pode começar tão cedo quanto a própria vida ”...... Shetler, Donald J., Experiências musicais pré-natais MEJ / março de 1985.

OUVIR AJUDA

"Estudos provaram que a música tocada pelo seu filho ainda não nascido ajuda a

• Facilitar o desenvolvimento intelectual

• Chamar a atenção do bebê

• Comunicar o amor de mãe e pai

• Desenvolver habilidades de aprendizado, idioma e memória

• Estimular habilidades musicais latentes"

................ Verny, Thomas, M.D., com John Kelly - A Vida Secreta do Nascituro, Dell, 1981.

O FETO PODE OUVIR

"O feto pode ver, ouvir, experimentar, provar e, em um nível primitivo, até aprender no útero. Mais importante, ele pode sentir - não com a sofisticação de um adulto, mas mesmo assim". ....... Verny, Thomas, M.D., com John Kelly, A Vida Secreta do Nascituro, Dell, 1981.

OS BENEFÍCIOS DA ESCUTA INICIAL

"Os elementos musicais participam do processo de desenvolvimento comunicativo muito cedo. De fato, pesquisas recentes sugeriram que eles abrissem o caminho para as capacidades linguísticas mais cedo do que os elementos fonéticos."

....... Hanuš Papoušek, "Musicalidade na pesquisa infantil: origens biológicas e culturais da musicalidade precoce". In Beginners Musical: Origens and Development of Competence Musical. ed. Irène Deliege e John Sloboda Oxford: Oxford University Press, 1996

DISCURSO ORGANIZADO E ARTICULADO.

“Uma das descobertas ---- é o desenvolvimento inicial de um discurso altamente organizado e notavelmente articulado das crianças que foram expostas à estimulação musical pré-natal”

….... Shetler, Donald J., “The Inquiry Into Prenatal Musical Experience” Música e Desenvolvimento Infantil, Ed F. Wilson e F. Roehmann, MMB Music Incorporated.

 

 
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