O Método Suzuki

Programa para Bebês-SECE

SUZUKI EARLY CHILDHOOD EDUCATION

Defini-se como a realização do potencial através da participação ativa e reativa no ambiente. O ambiente é definido como tudo o que envolve uma criança, antes e depois do nascimento. Programa de educação musical baseado na formação do caráter, desenvolvido por Schinichi Suzuki, Doroty Jones e Sharon Jones, especificamente para a idade de 0 a 3 anos de idade.

 

Sete conceitos norteiam este programa educacional:

1. TODA CRIANÇA É CAPAZ DE APRENDER

Os educadores Suzuki sabem que a capacidade é firme e gradualmente desenvolvida em um nível antes de introduzir o próximo. Uma faceta importante do ensino Suzuki é a "educação pela mamãe". Isso não se refere à "Abordagem da língua materna", mas foi usada por Suzuki para apontar a importância dos pais no processo. O domínio completo de uma habilidade garantirá o sucesso à medida que a próxima habilidade for introduzida. Os pais não devem apressar a criança, mas trasnmitir confiança antes de prosseguir. Pais e professores não devem "desistir". Assim como todo pai ou mãe sabe que seu filho aprenderá e falará sua língua nativa fluentemente, outras habilidades podem ser desenvolvidas.

2. HABILIDADE SE DESENVOLVE CEDO

O sucesso em uma tarefa levará a mais sucesso. Quanto mais cedo uma criança aprende a satisfação que vem com o sucesso, mais cedo ela pode avançar para o desenvolvimento de novas habilidades em qualquer um dos domínios. (cinestésico cognitivo, afetivo).

3. O AMBIENTE NUTRE O CRESCIMENTO

Quando pais, professores e adultos ao redor da criança são solidários e prestativos, quando recompensam a criança com feedback positivo pelos esforços que fazem e quando mostram aceitação dos pequenos sucessos que as crianças têm, o ambiente é estimulante e útil para o crescimento.

4. CRIANÇAS APRENDEM COM OUTRAS CRIANÇAS

As crianças que brincam com outras crianças aprendem com elas. Todas as crianças usam seus sentidos para aprender e seus sentidos as motivarão a imitar seus colegas (especialmente se parecer divertido). Eles se identificam prontamente com crianças um pouco mais velhas e representam um modelo "funcional". Frequentemente, procuram crianças um pouco mais jovens para praticar as habilidades sociais que aprenderam com crianças mais velhas.

5. SUCESSO GERA SUCESSO

O sucesso em qualquer tarefa tem algumas recompensas implícitas, mas quando o ambiente oferece recompensas físicas ou sociais, como aprovação ou um abraço, a criança aprende rapidamente a repetir o esforço.

6. O ENVOLVIMENTO DOS PAIS É CRÍTICO

Quando os pais são solidários e ajudam ativamente os filhos, seus comentários precisos ajudam o processo de aprendizado a se concentrar e o aprendizado se torna completamente dominado. Embora uma criança aprenda por experiência a evitar um fogão quente depois de tocá-lo, o feedback de muito aprendizado é mais silencioso e precisa ser apoiado por um adulto.

7. O ENCORAJAMENTO É ESSENCIAL

A recompensa social de um pai ou adulto de apoio (ou outra criança) acelerará o aprendizado e removerá a dúvida sobre o que constitui sucesso na experiência de aprendizado de uma criança. Nenhum incentivo nega a recompensa fundamental do sucesso em qualquer experiência de aprendizado. É possível que o ambiente físico ofereça a recompensa necessária, mas se não houver incentivo de nenhum aspecto, o aprendizado não estará completo.


Como são as aulas?

Pré-natal e primeira infância

Pais e filhos (de 0 a 3 anos) participam de uma aula de música interativa semanal. Os pais podem ver seus bebês desenvolverem consciência rítmica e melódica, memória e habilidades sociais. Os professores trabalham com os pais para criar um repertório de canções de ninar, canções de ação e são incentivados a usar o CD do currículo em casa repetindor as músicas e rimas diariamente.
Os pais se tornam observadores especializados de seus próprios filhos. As crianças observam as ações dos pais e gradualmente começam a imitá-las. Esse processo é para ser apreciado e comemorado à medida que cada novo desenvolvimento é observado - [assim como você faz quando seu bebê pronuncia suas primeiras palavras]. Os resultados dessas atividades incluem aumento do vocabulário, comportamento socialmente aceitável e participação sensível do grupo em idade precoce. A habilidade mais importante para as crianças em tenra idade é a capacidade de ouvir.

A escuta pré-natal, uma importante ferramenta.

Durante muito tempo, pensou-se que a audição não trazia benefícios para os bebês no útero. Hoje existem muitos estudos - exaltando os benefícios de tal escuta, tanto para os pais quanto para a criança. Suzuki reconheceu a importância da audição pré-natal e defendeu a reprodução de música clássica para o feto. Ele observou que as crianças que ouvem diariamente uma música antes do nascimento, a reconhecem como sua própria música após o nascimento. Hoje, os cientistas mostraram que os bebês nascem com uma predileção pela voz de seus pais em detrimento de outras pessoas em um quarto. Eles reconhecem o som e se voltam para as vozes de seus pais algumas horas após o nascimento.


Os anos pré-escolares

Os anos entre aproximadamente 2,5 e 5 são um momento crítico para o estabelecimento de uma estrutura para aprendizado posterior. A aula semanal da pré-escola pode ser uma extensão das aulas do bebê ou o ponto de partida para as crianças e os pais na jornada para a aprendizagem ao longo da vida. Começando com a música e o ouvido, as crianças estabelecem confiança e abordagens ao aprendizado que durarão a vida inteira. Um forte vínculo entre pai e filho é o centro da abordagem e fornece a plataforma na qual as habilidades de ampliação podem ser praticadas. O aumento do tempo de concentração recompensa tanto a criança com novos aprendizados quanto os pais com comportamento cooperativo. Usando histórias, ciência, natureza e música, as crianças aprendem sobre seu mundo de maneira integrada, no seu próprio ritmo. Eles o reforçam com atividades em casa com os pais. A socialização é um resultado natural das classes etárias mistas que se concentram nas necessidades de aprendizagem de cada criança.As aulas da pré-escola diária podem ajudar os pais a estabelecer as habilidades e a socialização necessárias para o sucesso em todo o aprendizado posterior.

 

A escola Suzuki elementar

Um modelo para as aulas SUZUKI


“Voltemos ao Sr. Tanaka e sua primeira série na Escola Primária Hongo em Matsumoto, Japão, uma aula experimental que foi garantida para não produzir ou permitir desistências. As lições iniciais dos alunos da primeira série foram reconhecidas como de grande importância. Assim como no início do aprendizado da língua materna, o início foi mantido muito lento. Material extremamente fácil foi escolhido no início, e todas as crianças realizaram o que foi definido, sem erros e notas máximas. Foi o começo da construção de confiança e entusiasmo. Ele se certificou de que todas as crianças entendessem o material e não cometessem erros. Ele enfatizou treinou e praticou essa teoria do "sem erros". Além disso, ele percebeu, como todos sabemos, que crianças pequenas têm um curto período de atenção. Algumas crianças ficam entediadas ou desatentas após cinco ou seis minutos. Quando isso acontecia, digamos na aula de matemática, ele mudava imediatamente para o idioma e, quando a atenção de uma criança aparecia em declínio nesse assunto, ainda outra era escolhida. No final de um ano, essas crianças desenvolveram a capacidade de se concentrar em qualquer assunto por cerca de 45 minutos! ” …… de A lei da capacidade de Shinichi Suzuki e o método de educação da língua materna.

 

 

 

 

Entre em contato agora